Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Dia da Mobilidade reúne 150 veículos elétricos em carreata pela Avenida Paulista

A mobilidade deve ser melhorada com práticas que contribuam para um mundo mais sustentável. Segundo o Ministério da Ciência e da Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre os anos de 2005 a 2015, o país conseguiu diminuir em 50% as emissões nacionais de gases poluentes que agravam o aquecimento global. E para alcançar uma queda significativa na emissão de poluentes, eletrificar o setor de transportes é uma das alternativas.

E para chamar a atenção ao debate, a cidade de São Paulo recebeu nesta manhã de sábado, dia 15, a terceira edição do Dia da Mobilidade Elétrica. O evento foi criado com intuito de atentar ao poder público, a iniciativa privada e a sociedade para a necessidade de adotar novas práticas que beneficiam o meio ambiente.

Uma carreata de carros, motos, bicicletas, patinetes, diciclos e ônibus elétricos percorreu as avenidas Paulista e Doutor Arnaldo até chegar a praça Charles Miller. O evento contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Guggisberg, que ressaltou a necessidade de ações de apoio e de incentivo a quem opta por comprar um modelo elétrico. “Defendemos que leis ambientais semelhantes às aprovadas em São Paulo, sejam ampliadas para outras metrópoles com apoio do Ministério das Cidades e do BNDES.”

Autoridades municipais também estiveram presente. Os vereadores Gilberto Natalini e Police Neto reforçaram o compromisso de discutirem novas leis de incentivo à eletromobilidade e citaram ainda uma iniciativa adotada pela Câmara Municipal de São Paulo, que testa um modelo híbrido e que, futuramente, a intenção é substituir a frota da casa por estes.

A coordenadora do Laboratório de Veículo Elétrico da Unicamp, a professora Flávia Consoni, também compareceu e destacou os benefícios que uma frota de veículos elétricos pode oferecer não só para mobilidade urbana, mas para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. Ela também frisou a necessidade de criar leis e garantir direitos aos que possuem um veículo elétrico, assim como já acontece em alguns países.

Grandes marcas de veículos marcaram presença no Dia da Mobilidade Elétrica, como a Volvo, Toyota, Lexus, Porsche, Volkswagen, Renault e a empresa de transporte público Eletra.

A ação é uma iniciativa em conjunto com o Veículo Elétrico Latino-Americano, evento que reúne componentes, infraestrutura e serviços relacionados ao desenvolvimento da vida elétrica no país.