Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Hyundai troca presidente no Brasil e cria divisões globais

William Lee deixa o Brasil para assumir nova divisão América do Norte (Foto: Luis Prado)

Em meio à reorganização em curso de suas operações globais fora da Coreia, a Hyundai anunciou na segunda-feira, 18, a criação de novas divisões regionais que causam mudanças na direção da empresa no Brasil. Yong-woo Lee, melhor conhecido entre os brasileiros por seu primeiro nome ocidental William Lee, vai deixar o comando da operação brasileira, onde está desde 2013. Ele foi nomeado vice-presidente executivo da recém-criada divisão Hyundai Motor North America, que será dirigida por Lee a partir de 2 de julho.

A Hyundai Motor Brasil informa que o substituto de Lee só será conhecido somente na semana que vem. Não se sabe ainda se a operação brasileira será transformada em divisão mais ampla América do Sul, com a indicação de um vice-presidente executivo para dirigi-la, como está ocorrendo em outras regiões sob a nova estratégia global do grupo coreano.

Na segunda-feira foram estabelecidas três novas divisões regionais: além da Hyundai Motor North America Headquartersque será dirigida por Lee, também foram criadas a Hyundai Motor Europe Headquarters e a Hyundai Motor India Headquarters. Segundo a companhia, a reorganização dará maior autonomia às regiões em todos os aspectos, de planejamento de produtos, finanças, manufatura ao marketing e vendas, para responder mais rapidamente às demandas dos clientes e assim garantir o crescimento global da companhia.

No período de cinco anos que passou no Brasil, Lee dirigiu a subsidiária da Hyundai que registrou o maior crescimento porcentual de vendas entre todas as operações da companhia no mundo, com 202 mil carros vendidos em 2017 e 81 mil nos primeiros cinco meses deste ano, que garante a marca coreana entre as cinco maiores do País. Agora Lee assumirá divisão bem maior, que inclui as unidades comerciais da Hyundai nos Estados Unidos, no Canadá e México, além de uma fábrica no Alabama.

Na Europa, a divisão já existente HME vai expandir suas atribuições para além da representação comercial nos países da região. A Hyundai Motor Europe Headquarters também terá sob seu guarda-chuva duas fábricas, uma própria na República Tcheca e outra na Turquia, onde mantém a joint venture Hyundai Assan Otomotiv Sanayi Ve Ticaret (HAOS). Dong-woo Choi, que atualmente é chefe de operações europeias sediado na matriz em Seul, foi promovido a vice-presidente executivo da nova divisão.

Hyung-cheong Kim, que dirigia a Hyundai Motor Europe (HME), será agora vice-presidente executivo da Divisão de Operações Globais, em Seul, onde serão centralizados os resultados das unidades fora do país de origem do grupo.

A companhia também criou uma divisão com maior independência na Índia para acelerar seu crescimento no país. O atual diretor geral da Hyundai Motor India, Young-key Koo, permanece no posto, agora como vice-presidente executivo.

Fonte: Automotive Business